quinta-feira, 2 de julho de 2009

Professor Carlos de Oliveira assume candidatura à direcção da Faculdade de Medicina

CARLOS MANUEL DOMINGUES FREIRE DE OLIVEIRA, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) é candidato ao cargo de Director da FMUC.
Apoiado pela Lista B, "Exigentes na Excelência", o Professor Carlos de Oliveira antecipa e assume, aqui e agora, os seus compromissos na mudança. Do seu Programa de acção constam 14 pontos, que amanhã serão dados a conhecer em pormenor. Para já, fica a explicação da sua candidatura, na primeira pessoa.

"Candidatar-me à Direcção da FMUC, no cumprimento no estipulado no artº59 dos Estatutos da Universidade de Coimbra e do artº24 dos Estatutos da FMUC é, neste momento, um imperativo de consciência e uma tentativa de promover um novo salto qualitativo na nossa histórica Faculdade, num período conturbado de algumas indefinições, tanto a nível internacional, como nacional ou local.
A crise internacional que se instalou nos últimos meses com repercussões graves a nível nacional obriga-nos a encontrar vias alternativas para um ensino e uma investigação que se pretende de excelência. Nas últimas semanas foi também a FMUC fustigada por uma política inapropriada por parte da Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra, o que nos obriga a rever o relacionamento institucional e a pugnar pela criação de um verdadeiro hospital universitário ou mesmo de um Centro Médico Universitário de Coimbra englobando as unidades de saúde de maior prestígio.
Embora não estivesse nas minhas perspectivas universitárias candidatar-me a um cargo de tanta responsabilidade, há momentos em que é impossível recusar o apelo da Escola para o cumprimento de um dever. Fá-lo-ei, abandonando, por incompatibilidade legal, o prestigiado cargo de membro eleito do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, bem como a minha actividade hospitalar, ficando assim com tempo disponível para grande dedicação ao projecto que pretendo progressivamente desenvolver, procurando sempre o consenso entre o corpo docente, os alunos, os investigadores e os funcionários da nossa prestigiada Faculdade. Procurarei também, no desempenho do cargo de Director da FMUC, interferir nos destinos da Universidade participando no momento oportuno nas candidaturas a Reitor(a) de acordo com o perfil mais adequado para a defesa dos interesses da Universidade e os da FMUC.
As linhas programáticas que serão anunciadas são apenas metas que se pretendem atingir ou objectivos para o médio e longo prazo. A sua calendarização será objecto de uma análise ponderada em colaboração com a Escola e com aqueles que forem escolhidos para desempenharem funções de maior proximidade. O actual potencial humano da FMUC obriga-nos a colmatar as insuficiências e a guindar-nos a um lugar de maior prestígio entre as faculdades de medicina europeias.
Em todas as decisões serão rigorosamente respeitadas as competências dos órgãos de gestão da FMUC.
"