sexta-feira, 3 de julho de 2009

Apoio à Lista B e ao Professor Carlos Oliveira

A candidatura do Professor Carlos Oliveira à Direcção da Faculdade de Medicina é factor de grande esperança para a nossa Faculdade.
O Professor Carlos Oliveira ao longa de uma longa vida de médico, académico e homem cívico, deu repetidos testemunhos de grande competência, de enorme capacidade de liderança e de qualidades raras na dificil tarefa de criar consensos e aglutinar pessoas, sem adiar decisões.

Professor Catedrático de Ginecologia, Director do Serviço de Ginecologia, Presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, membro eleito do Conselho Geral da Universidade de Coimbra são exemplos de um raro percurso académico, clínico e científico de enorme qualidade e prestígio.

A Faculdade de Medicina de Coimbra enfrenta uma conjuntura problemática e dificil, imposta pela necessidade de reformas inadiáveis, mas também pelo permanente desafio que a evolução contínua dos conhecimentos médicos nos impõe. A melhoria da nossa colocação no ranking das faculdades de medicina e medicina dentária europeias é muito importante. Ao futuro Director vai ser necessário um importante sentido estratégico e de modernidade, um conhecimento profundo da realidade e actividade hospitalar, um empenho decidido na promoção da excelência pedagógica, o desenvolvimento investigação científica ao mais alto nivel, a valorização do mérito académico e a integração em pólos nacionais e internacionais de excelência pedagógica e científica. Em todos os aspectos que acabo de referir, o Professor Carlos Oliveira não é uma promessa, mas sim uma realidade pois, em todos eles, desenvolveu, ao longo de muitos anos, iniciativas concretas de que resultou elevado prestígio para a FMUC e muitas vezes também para os HUC.

O actual clima de alguma crispação com os HUC, hospital maioritariamente composto por médicos de grande competência e qualidades humanas da Carreira Hospitalar, torna ainda mais aguda a necessidade de o nosso futuro Director possuir um profundo conhecimento da vida hospitalar e aí ser conhecido pela suas qualidades e respeitado como um dos seus membros de pleno direito.

Faz parte da Faculdade de Medicina de Coimbra o Mestrado Integrado de Medicina Dentária. O desenvolvimento recente da Medicina Dentária em Portugal com a existência de várias Faculdades de Medicina Dentária com a formação de um número elevado de médicos dentistas, torna premente a contínua melhoria da qualidade pedagógica e científica do ensino. No curto prazo será necessário melhorar a instalação do ensino pré-clínico e actualizar o equipamento existente. A renovação pedagógica obriga à melhoria da relação do ratio docente/aluno concretizando desta forma um dos objectivos da nova reforma que é a tutorização do ensino pré-graduado, que neste curso, é altamente profissionalizante.

O ensino pós-graduado em Medicina Dentária é uma exigência na formação, diferenciação e actualização dos médicos dentistas. É necessário o seu desenvolvimento para que a Faculdade de Medicina de Coimbra seja um centro de excelência. O incentivo e a melhoria da investigação científica, a integração em estudos com participação de outros centros e faculdades nacionais e internacionais, serão objectivos absolutamente necessários nos próximos anos.

Num País em crise de identidade e numa Universidade que se quer reformar e acompanhar a inovação, o “exemplo” tem sido referido como a melhor forma de o conseguirmos. Nesse sentido, apoio a candidatura do Professor Carlos Oliveira pois temos a certeza do “exemplo” da excelência nas características necessárias ao futuro Director da Faculdade de Medicina.

Eunice Carrilho